
O que é musicalização?
"A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo desenvolver e despertar o gosto musical, cooperando para o desenvolvimento da sensibilidade, senso rítmico, criatividade, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, autodisciplina, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação" (BRÉSCIA, 2003).
Quais os benefícios da música?
“A música, tem o poder de acalmar e disciplinar uma criança, portanto facilita a aprendizagem, seja ela formal ou no âmbito familiar. Ela é um dos estímulos mais potentes para os circuitos do cérebro, além de ajudar no raciocínio lógico matemático, contribui para a compreensão da linguagem e para o desenvolvimento da comunicação. Atua nos dois hemisférios do cérebro. O direito que é criativo e intuitivo e o esquerdo que é lógico e sequencial” afirma Paulo Roberto Suzuki – Musicoterapeuta.
Estudar música ajuda no desenvolvimento escolar?
"Ligar a música e o movimento, utilizando a dança ou a expressão corporal, pode contribuir para que algumas crianças, em situação difícil na escola, possam se adaptar (inibição psicomotora, debilidade psicomotora, instabilidade psicomotora, etc.). Por isso é tão importante a escola se tornar um ambiente alegre, favorável ao desenvolvimento." Barreto (2000, p.45)

Pensar Música
O propósito do Pensar Música é ajudar crianças, jovens e adultos no processo de musicalização, com a finalidade de conseguir aprender e aprimorar a prática de um instrumento musical, mas além disso, trabalhar no desenvolvimento global das habilidades motoras e cognitivas do aluno, na melhora da capacidade de interação e colaboração com os colegas e estimular a capacidade de memória e criatividade. Em suma, aprender música é uma ferramenta que ajuda a criança e o adulto no trato com a vida!